Fale conosco

FAQ

O que é a Casa do Estudante?

Inaugurada em 1948, a Casa do Estudante é uma moradia estudantil destinada a abrigar os acadêmicos de baixa renda da Faculdade de Direito da USP. O edifício de 11 andares pertence ao tradicional Centro Acadêmico XI de Agosto (CNPJ: 53.286.548/0001-06) e é gerido por uma associação formal de moradores, sob razão social de “Associação de Moradores da Casa do Estudante da São Francisco” (CNPJ 05.849.654/0001-08).

Qual a diferença da Casa e do CRUSP?

Ao contrário do CRUSP (Centro Residencial da USP), que é de propriedade e administração da Universidade, a Casa é situada em um prédio de propriedade do Centro Acadêmico XI de Agosto e possui uma autogestão: são os próprios estudantes que, anualmente, escolhem uma diretoria que será responsável por administrá-la. O CRUSP abriga estudantes de todos os campi da Capital; a Casa é exclusiva para estudantes da Faculdade de Direito. O CRUSP se localiza no Butantã, já a Casa do Estudante fica na região central, no bairro de Santa Cecília. A Casa é, majoritariamente, financiada com recursos do XI de Agosto.

Quem são os moradores da Casa? Quais os critérios para admissão de um morador?

Os moradores da Casa são estudantes de baixa renda regularmente matriculados na graduação ou pós-graduação da Faculdade de Direito da USP. Para ter direito a uma vaga é necessária a inscrição e aprovação do candidato em um edital de ingresso. Os editais são lançados com uma frequência semestral, conforme a abertura de vagas, e os alunos e alunas podem se inscrever mediante o envio de documentos que comprovem a situação de vulnerabilidade econômica, bem como uma carta de motivação na qual podem pormenorizar suas situações pessoais. A distância entre a residência do candidato e a Faculdade também é um fator relevante na análise. As vagas são abertas conforme a saída dos formandos da moradia, portanto o número de vagas varia a cada edital.

Quantas pessoas serão beneficiadas com a reforma?

A Casa é uma das principais alternativas de permanência para os estudantes pobres da Faculdade. Com a aprovação das cotas para estudantes de escolas públicas e do grupo PPI (pretos, pardos e indígenas), a moradia assume a responsabilidade de acolher aqueles que representam a nova realidade acadêmica e jurídica do país. Atualmente a moradia abriga cerca de 60 estudantes, mas com a conclusão da reforma serão disponibilizadas até 120 vagas.

Como a Casa se mantém financeiramente?

A moradia é mantida por meio do repasse de verbas realizado pelo Centro Acadêmico XI de Agosto. Em 2020, foi assinado um convênio com a USP para que a universidade passe a financiar os custos de manutenção do edifício. Desta forma, os recursos do XI de Agosto e, agora os da USP, são as fontes de financiamento da moradia. A Casa do Estudante realiza prestação de contas públicas a toda a comunidade universitária. Com isso, visa-se maior transparência e credibilidade na sua gestão e no seu propósito: garantir a permanência estudantil.

Como funciona o financiamento coletivo?

O financiamento coletivo, atualmente mais conhecido por crowdfunding, visa a arrecadação de capital para iniciativas de interesse coletivo e/ou social. Assim, todo mundo pode contribuir um pouco para realização desse objetivo, que no caso é a reforma total da Casa do Estudante.
Como o valor integral para a reforma do prédio é muito alto, as pessoas podem contribuir com valores mais baixos, garantindo que aquela parte do projeto seja efetivada. Assim, com vários colaboradores garantindo as diferentes as partes do projeto, a reforma total será possível.

Como posso contribuir?

A doação em dinheiro, que pode ser efetuada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, pode ser feita aqui.
Também é possível contribuir com doações de mobiliário, eletrodomésticos ou outros ítens que serão essenciais para efetivação do projeto. Nesse caso, fale conosco!

Como foi definida a meta de arrecadação?

A meta de arrecadação foi definida a partir do orçamento de custo total da reforma, com o abatimento do valor garantido pelo Centro Acadêmico XI de agosto. Assim, o valor indicado é o que efetivamente falta para garantir a completa reforma da moradia.

Somos uma empresa, queremos apoiar vocês. Como fazer?

Para doações monetárias altas, ou doação de bens ou serviços, preencha este formulário para que possamos entrar em contato

Quando a reforma começou? Qual o prazo da reforma?

A reforma teve início em novembro de 2020, viabilizada pelas verbas do fundo de investimento do XI de Agosto. O término das obras está previsto para o primeiro semestre de 2024, mas sua conclusão depende da arrecadação do restante do valor orçado.

Como está o andamento da obra?

Em fevereiro de 2021 foi entregue, totalmente reformado, o primeiro andar de apartamentos do edifício. A partir de então, a reforma seguiu de dois em dois andares, e os 6º e 7º pavimentos foram entregues em junho de 2022.

Por quais meios posso acompanhar o andamento das obras?

As atualizações do andamento da obra serão informadas por meio das redes sociais da Casa do Estudante e pelo blog disponível neste site. Além disso, via email poderão ser solicitadas informações mais detalhadas ou andamentos mais específicos. Você também pode inscrever-se na newsletter para acompanhar os boletins informativos semanais.

Onde posso visualizar a prestação de contas da reforma?

Todos os recursos provenientes do Centro Acadêmico XI de Agosto e das doações são objeto de uma minuciosa prestação de contas aos doadores, realizada em tempo real, a partir de cada novo gasto ou pagamento realizado. Toda a movimentação dos recursos, bem como os contratos, notas fiscais, comprovantes de pagamento, recibos, orçamentos e demais documentos sobre a obra, estão disponíveis publicamente aqui.